Parceiro investidor
Itaú Social.
Abrangência
Municípios de Juripiranga, Itabaiana, Salgado de São Félix, Mogeiro, São José dos Ramos, Gurinhém, Sobrado, Mari e Pilar, no estado da Paraíba.
Parcerias
Consórcio Intermunicipal de Gestão Pública Integrada nos Municípios do Baixo Paraíba (Cogiva).
Público
Técnicos de secretarias municipais de Educação.
O programa Apoio Pedagógico Complementar oferece assessoria e formação a equipes técnicas de secretarias municipais de Educação, na forma de polo de municípios, no período de um ano. A proposta é inspirada no programa Aceleração da Aprendizagem, desenvolvido pelo CENPEC Educação entre 1995 e 2016.
O Apoio Pedagógico Complementar insere-se no âmbito do Programa Melhoria da Educação, do Itaú Social, que incorpora conceitos como currículo viável, formação docente em serviço, envolvimento das famílias, estudantes e comunidades, ambiente que propicie a aprendizagem e equipe escolar com metas concretas.
O objetivo da formação é
auxiliar as secretarias de Educação dos municípios do Cogiva a enfrentar os
desafios de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental, visando a
reduzir taxas de reprovação, abandono escolar e distorção idade-série. Na
Paraíba, a título de exemplo, as taxas de reprovação e abandono das redes
municipais de ensino chegam a 8,9% e 1,9%, respectivamente, percentuais acima
dos detectados na Região Nordeste como um todo, que são de 7,9% e 1,3%.
Nessa perspectiva, são
previstas as seguintes ações:
- Assessoria para orientação quanto à prática pedagógica nas salas de apoio pedagógico complementar a partir do diagnóstico;
- Estratégia com multiplicadores – os técnicos das secretarias acessam a formação, organizam um plano de ação e o processo de formação de professores de suas redes, a partir da assessoria oferecida no programa;
- Apoio pedagógico complementar aos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, no contraturno, com foco em língua portuguesa e matemática.
Tecnologia educacional
A formação capacita os técnicos das secretarias para que formulem seus próprios planos, adaptados à realidade de cada rede, dentro de uma concepção que leva em conta vários níveis de gestão: da sala de aula, da escola, das próprias secretarias de Educação e também a gestão intersetorial.
Dessa maneira, o programa estimula que a tecnologia seja replicada e propicie o surgimento de políticas públicas voltadas à questão da aprendizagem.
São previstos quatro módulos na formação: planejamento; língua portuguesa/alfabetização; matemática; e avaliação. O Apoio Pedagógico Complementar também contempla ações de mobilização em cada município e o acompanhamento técnico do CENPEC Educação junto às equipes das secretarias.