O estudo também aponta uma maior taxa de analfabetismo entre pessoas afrodescendentes, principalmente entre os idosos. Segundo o documento, em 2018, a taxa percentual de analfabetos com 60 anos ou mais que se identificam como pretos e pardos foi de 27,5%, percentual três vezes maior que dos idosos da cor branca (10,3%).
Entre pessoas com 15 anos ou mais, o cenário se repete: a taxa de analfabetismo entre jovens brancos é de 3,9%; entre os pretos e pardos a taxa percentual sobe para 9,1%.
Foto: Pixabay/Reprodução.
Segundo o estudo, devido aos altos percentuais de analfabetismo, o Norte e o Nordeste não cumpriram as metas do Plano Nacional de Educação (PNE). O IBGE, porém, não informa em que ano as regiões com menores taxas de analfabetismo, como Sul e Sudeste, passaram a cumprir a meta do PNE.
O documento ainda mostra como as desigualdades regionais desafiam o país a cumprir as metas do PNE – que prevê a erradicação do analfabetismo no Brasil até 2024. Em entrevista à UOL Educação, Marina Águas, analista do IBGE, ressalta que a pesquisa atesta a desigualdade de oportunidades entre as regiões brasileiras.
Em entrevista ao portal O Globo, a presidente do Conselho de Administração do CENPEC Educação, Anna Helena Altenfelder, defende que os gestores precisam concentrar esforços na aprendizagem dos estudantes. A educadora cita, por exemplo, problemas como a distorção idade-série geram evasão do jovens do ambiente escolar.
Anna Helena Altenfelder acredita na melhora da aprendizagem para um educação de qualidade Foto: Acervo CENPEC Educação.
Altenfelder ainda ressalta a necessidade de garantir uma política efetiva de aprendizado e corrigir as deficiências do sistema educacional para garantir que os números não aumentem. “Não podemos admitir que o aluno saia da escola sem aprendizagem adequada, sem nível de alfabetização adequado” afirma.
Sobre as políticas educacionais, Altenfelder lamenta a estagnação dos planos e projetos governamentais e comenta que o financiamento da educação, principalmente Fundeb, são insuficientes.
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